Escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições são cuidados básicos para a saúde bucal, mas que diversas vezes são deixados de lado por muita gente. Em São José dos Campos, um levantamento feito com cerca de cinco mil pessoas aponta que cerca de 92% deles tem algum tipo de problema bucal (desde o início de uma cárie ou gengivite até a perda total dos dentes).
O levantamento, elaborado pela Uniodonto, começou a ser feito em agosto de 2013. Os pacientes passaram por avaliações e acompanhamento em um projeto que visa conscientizar sobre a importância da higiene bucal e prevenir doenças.
Em geral, a pesquisa feita em São José dos Campos aponta que cerca de 58% dos pacientes tem a saúde bucal em má condição. Outros 34% têm boa condição, mas apresentam algum tipo de problema bucal como pequenas cáries ou gengivites. Só cerca de 8% está com a saúde bucal em dia.
“Esse quadro nos preocupa e o que a gente pretende trazer é a prevenção. Isso se deve principalmente a uma situação cultural, onde os pais acham que dente de leite não tem tanta importância, não sabem exatamente o que representa a saúde bucal na nossa saúde em geral”, afima a dentista Camila Hardt, uma das responsáveis pelo atendimento e pelo projeto.
Para ela, os resultados da pesquisa refletem o mesmo problema a nível nacional – segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 16 milhões de brasileiros não tem nenhum dente na boca – e evidenciam a falta de conhecimento com relação à importância da saúde bucal.
“É importante ir ao dentista duas vezes ao ano mesmo que não tenha dor. A gente precisa ter a consciência da importância da saúde bucal. A higiene bucal precisa ser caprichada, organizada e bem feita”, disse Hardt.
Higiene bucal
Escovar os dentes, passar o fio dental sempre após as refeições principais e higienizar a boca depois de lanches rápidos é a dica básica a quem deseja manter a saúde bucal.
Antes ou depois de escovar os dentes, use fio dental, o que deve começar na infância, quando as crianças ganham os primeiros dentes de leite. Passe o fio em todos os sulcos gengivais até o último dente. Para cada um deles, deve ser empregada uma parte nova do fio.
Prefira uma escova com cerdas macias e segure-a inclinada num ângulo de 45 graus. Faça movimentos curtos e leves de baixo para cima, a partir da linha da margem gengival. Atrás dos dentes superiores, segure a ponta da escova e faça movimentos para cima e para baixo. O mesmo deve ocorrer atrás dos dentes inferiores. Enxágue a boca e em seguida limpe a língua.